07/12/2018 - Moacyr Franco

08/12/2018 - Clube Flashback

                 Agenda Completa


Últimas Coberturas




Ver mais coberturas

Newsletter São Roque Clube

Cadastre-se e receba informativos e promoções do São Roque Clube por e-mail

Nome:

E-mail:

Celular:

Data de Nascimento:


Histórico  -  Presidentes  -  Conselho

Curiosidade: Sobre o desenvolvimento do Logotipo do São Roque Clube

Senhores membros da comissão julgadora: Aos c/ prot. Luiz Antônio Melo. Completei um trabalho de seleção, entre os diversos símbolos, e, chegando á conclusão de que o melhor havia sido escolhido, tentarei traçar um rápido memorial descritivo do mesmo.

Em principio, abandonei a tradição incongestante e apaguei as cartas valorosas por demais. Parti da premissa da fusão usando duas figuras que se completassem, e uni – as tentando em principio traduzir algum valor semântico.

Escolhi o triangulo, pelo seu comportamento normal, dinâmico, solido,e liquido, da caneta tomando a figura de um monte. Ou montanha, que traz uma ligação topográfica com São Roque. As linhas externas foram quebradas em sua rigidez estética e forma por curvas concordantes.

A figura tornada plana, um símbolo, porém sua composição unia um volume próprio e a projeta num espaço leve e elegante, quase como solução arquitetônica.

Praticamente é o que se pode dizer em 1ª analise, um símbolo simples, puro, e da formas harmônicas e linhas concordantes, agradável oticamente.

Tentei, com relações fatos e laços com o passado, o que havia de bom e permaneceu após a fusão, dando valor nulo a uma tradição gratuita, e uma simbologia estética formal, tais como o brasão da cidade e outros, deplorável.

Existe ao meu ver algo novo com ampla visão de um futuro social evolutivo. O símbolo, assim sendo, é novo.

Apresenta duas linhas fortes formais, uma horizontal e outra vertical. Determinam, pela interseção duas divisões curvas.

A horizontal cria um volume estático e estável simbolizando (perdoem – me o termo, pois o utilizando no bom sentido) o conservadorismo do ex clube S.U. Literária, lembrando a maturidade sólida e o senso de segurança profunda.

A vertical simboliza o anseio jovem, o impulso da força criativa de um clube mais dinâmico, o ex São Paulo Clube.

Apóia – se no dinamismo na segurança, criando no símbolo, um sentido de ascensão dinâmica. A forma, visualmente, tacha-se em si mesma dando-lhe o sentido da sociedade.

Fazendo isto, tendo a certeza que cumprir com um dever com essa sociedade, e otiz da melhor maneira possível.

Av. Antonino Dias Bastos, 368, Centro - São Roque / Fone: (11) 4712-2046 | © Copyright 2008, São Roque Clube.
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Guia São Roque